13 de fevereiro de 2017

Resenha: ''O Menino No Espelho'' de Fernando Sabino






                ‘’Quando eu era menino os mais velhos perguntavam:         
  - Que é que você quer ser quando crescer?
   
   Hoje não perguntam mais. Se perguntassem, eu diria que quero ser menino.’’











 
O autor mineiro Fernando Sabino, brinda o leitor com sua versão ‘’menino Fernando’’ ao narrar suas aventuras na infância.
 Com maestria, a literatura nacional com o gênero infatojuvenil, ganha um personagem marcante: o menino Fernando.
  O menino narra suas aventuras de infância em Minas Gerais. Nos conta como virou amigo de uma galinha e a apelidou de Fernanda, nos narra quando se aventurou como escoteiro e se perdeu na mata, nos relata o dia em que se vingou de seu vizinho rabugento e chato, juntamente com sua amiga Mariana e seus cúmplices de quatro patas: um cachorro e um coelho. Também nos delicia ao contar sobre o dia em que se comunicou com o seu outro eu que vivia preso no espelho.
  Sabino não  somente narra lembranças de sua infância, como também consegue transparecer a inocência, pureza  e sinceridade de seu ‘’eu’’ mais novo. Nos mostra uma mente repleta de imaginação com a perspectiva de um garoto. Um livro para crianças e para adultos nostálgicos que guardam em si a doçura da infância.









O livro é repleto por desenhos simples e lindos do artista Carlos Scliar:










 





‘’O homem disse que tinha de ir embora – antes queria me ensinar uma coisa muito importante:

 - Você quer conhecer o segredo de ser um menino feliz para o resto da sua vida?
- Quero – respondi.
 O segredo se resumia em três palavras, que ele pronunciou com intensidade, mãos nos meus ombros e olhos nos meus olhos:
- Pense nos outros.’’














Editora:
Record
Ano: 1982
Páginas: 196
Autor: Fernando Sabino

Nenhum comentário: