16 de janeiro de 2017

O QUE É UMA FANFIC?


                                  VOCÊ SABE O QUE É UMA ‘’FANFIC’’?






   FANFICTION ou apenas FANFIC, é uma junção de duas palavras em inglês (fan: fã, fiction: ficção. Então, seu significado é uma história fictícia feita por fãs.
     Podemos encontrar estas histórias em blogs e sites. Os autores são leitores de livros, mangás e fãs de filmes. Plataformas online, possibilitam ao escritor criar novas histórias com personagens existentes ou originais, mas nunca obtendo lucro com isto.
   O início da fanfic se deu por volta dos anos 90 com a popularização da internet. Fãs criativos e anônimos começaram a criar novas histórias com personagens famosos e começou a fazer sucesso. Nos tempos atuais, podem ser encontradas diversas histórias, não somente com personagens literários ou cinematográficos como também personalidades da mídia, cantores e atores. Tudo o que você puder imaginar você poderá encontrar nas fanfics.


PRECONCEITO COM FANFICS

    Apesar de ser uma grande febre entre os jovens, a fanfic ainda sofre preconceito. Por ser algo criado por um escritor amador, algumas pessoas ainda olham torto para as histórias criadas. Algo importante a dizer é que, no universo da fanfic você poderá encontrar muitas coisas, algumas muito ruins com erros ortográficos e histórias sem nexos, mas outras bem escritas, desenvolvidas e interessantes. Eu, Letícia, já li algumas histórias dignas de serem publicadas por editoras, julguei até mesmo serem melhores que livros que já li e que são renomados e conhecidos. Então, vamos deixar o preconceito de lado e dar uma chance para este universo criativo. E que tal, você mesmo escrever algo? Sabe aquele livro que leu e não gostou do final? Então, pegue papel, caneta ou comece a dar o seu próprio fim para a história digitando pelo computador. Deixe sua criatividade correr pelas suas mãos e transbordar pelos seus dedos. Liberte-se dos preconceitos e se delicie neste novo mundo.


 ONDE LER?

  Agora que você está interessado em ler alguma fanfiction, lhe darei dicas de alguns sites gratuitos, fáceis e rápidos de se obter o conteúdo.


NYAH! FANFICTION

 É uma plataforma virtual em que você terá acesso à diversas histórias. Primeiro, faça o login usando seu e-mail e criando uma senha.












  Depois que fizer isso, crie seu perfil com suas informações necessárias.

                    



  Na setinha branca acima, temos a opção de acessar seu perfil no nome (no caso, está aparecendo o meu haha). Na seta indicando as categorias, temos as opções de tipos de história em que você está procurando. Na seta ao lado, temos as dicas de vocabulário e afins. O diferencial desse site é que ele ajuda o autor com dicas de português. Geralmente, os leitores desse site são mais exigentes que a maioria dos outros sites. Clicando no seu nome acima, há opções de alterar o seu perfil e postar sua própria história.
  Depois você vai descobrindo mais sobre o site, pois ele é fácil de mexer.

Link para o site: https://fanfiction.com.br/login/


SPIRIT FANFICS


  O site também é gratuito e basta criar seu login para ter acesso ao conteúdo. Você pode ler sem criar uma conta, porém criando sua própria conta você pode favoritar, comentar e entrar em contato com o escritor de suas histórias.








  Clicando em ‘’entre’’ você terá acesso ao conteúdo do site. As setas indicam a opção de cadastro, a de categorias e a opção de aulas curtas de português para aprimorar a escrita. As opções de leitura são muito variadas.


  
Escolhendo a categoria ‘’originais’’, por exemplo, terá a visualização de diversas histórias e uma breve explicação da categoria.







 Ao lado temos mais filtros para facilitar a precisão de sua escolha.
 O site é bem simples de usar e criando uma conta, você poderá comentar, favoritar e acompanhar suas histórias preferidas.

Link do site: https://spiritfanfics.com/login






WATTPAD

   ‘’Wattpad’’ é uma das plataformas mais conhecidas no Brasil. O acervo de conteúdo também é extenso e há mais histórias originais do que em outros sites.




  Para acessá-lo, deve-se criar uma conta usando e-mail e criando uma senha curta. Ao iniciar a sessão  você poderá atualizar seu perfil e começar a busca por contos, histórias e poesias.





  Usei minha própria conta como exemplo, a seta superior da esquerda indica a obra que está lendo, a superior da direita indica a sua própria conta e a seta do meio para cima, indica o espaço para buscas. Abaixo, destaquei um dos capítulos onde podemos ver símbolos; o ‘’olho’’ é o total de visualização do conteúdo, a ‘’estrela’’ indica que foi favoritado/votado pelo leitor e  o ‘’balãozinho’’ são os comentários.
  O Wattpad é uma plataforma excelente tanto para quem quer ler como para quem deseja publicar suas histórias.

Link do site:https://www.wattpad.com/getmobile



  E o acesso aos sites citados não fica restrito ao uso de um computador, pois há a opção de baixar o APLICATIVO PELO CELULAR!

   Então, leitor, o que está esperando? Acesse, cadastre-se e baixe o aplicativo para dar início ao universo das fanfics.
  Espero que tenham gostado da postagem de hoje e até a próxima!

Nenhum comentário: