11 de janeiro de 2017

Como Adquirir o Hábito de Ler

                                   COMO ADQUIRIR O HÁBITO DE LER?




    Posteriormente já havia falado sobre a importância da leitura na vida de qualquer pessoa, hoje falarei sobre como adquirir o hábito da leitura. Afinal, agora que você já sabe que ler é fundamental, lhe darei dicas de como criar tal hábito.




1- COMECE AOS POUCOS

   Convenhamos, nenhum leitor começou a ler com um livro extenso com mais de trezentas páginas. Geralmente, assim que se aprende a ler na infância, nós nos envolvemos com livros curtos e cheios de imagens bonitas. Quem nunca leu ‘’A Branca de Neve e os Sete Anões’’? Ou talvez ‘’O Gato de Botas’’? Estes famosos contos atemporais, abriram as portas para o fantástico mundo da literatura. Porém, algumas pessoas não adentraram ao fundo a este paraíso e não se perderam entre as árvores do conhecimento. Então, para você que quer começar a ler, indico que comece por um livro curto, pequeno e fino. Como diz o ditado ‘’Roma não foi construída em um dia’’, então comece por algo mais simples.

2- SE AUTO DESCUBRA

  Busque conhecimento sobre seus próprios gostos. Pense um momento sobre os gêneros que mais lhe agrada; romance, terror, suspense, aventura ou talvez fantasia? Busque, pesquise e comece por algo que lhe agrade, assim as chances de continuar a leitura aumenta. Verá que aos poucos você irá descobrir sobre gostos que nem mesmo sabia que tinha.

3- RESERVE UM TEMPO PARA VOCÊ

   É inevitável não se distrair com este mundo globalizado em que vivemos, onde estamos expostos a qualquer distração tecnológica como música, televisão, internet, celular e jogos. Lembre-se que tirar um tempo para si próprio é fundamental para até mesmo ter o relaxamento mental. Não faz bem ficar conectado vinte e quatro horas por dia. Se for preciso, desligue a televisão, celular e afins. Tire uma hora em que gasta na internet nas redes sociais para ler. Você verá que valerá a pena. Caso venha com a desculpa que não tenha tempo, dou a dica de ler no trânsito, na fila do dentista ou na fila do banco.

4-  BUSQUE ALTERNATIVAS

  Não precisa se tornar o louco da livraria e torrar seu dinheiro comprando livros. Hoje em dia temos diversas opções de leitura, seja e-book, PDF e blogs de contos e poesias. Outra bela opção é buscar livros antigos em sebos, pois são mais baratos e raros. Pegar emprestado também vale, mas lembre-se de devolver ao amiguinho, viu? haha.

5- SE CONECTE COM OUTROS LEITORES

  Há grupos no facebook e outras redes sociais onde diversos leitores estão dispostos a compartilhar sua jornada de leitura. Entre nesses grupos e compartilhe sua experiência. Converse com amigos e familiares sobre o livro que está lendo, ainda por cima irá incentivá-los a ler. Isto não é legal?

6- SEMPRE TENHA UM LIVRO COM VOCÊ

  Essa dica é muito boa, ainda mais se você for iniciante. Sempre tenha um livro na mochila, bolsa ou algum aplicativo de leitura no celular. Assim você poderá colocar a leitura em dia e não terá a desculpa de dizer que esqueceu o livro, pois ele estará bem perto de você.

7- FAÇA METAS E LISTAS

  Quando der o primeiro passo  e escolher o livro ideal e com uma história curta para ler, poderá passar para a próxima fase: faça metas de leitura! Sabe aqueles livros que estão na fila de desejos há muito tempo? Então chegou a hora de lê-los! Pegue papel e uma caneta e liste os livros que você pretende ler. Faça metas de leitura, porém não ultrapasse seus limites. Caso seja iniciante, comece com a meta de ler poucos livros por ano, não precisa ser algo absurdo, poder ser, por exemplo, cinco livros desejados. Quando cumprir a meta terá a satisfação de cumpri-la e poderá criar uma nova com o objetivo de ampliar sua meta.
                       
Imagem relacionada


 POR FIM
, lembre-se que a leitura, primeiramente, deve ser algo PRAZEROSO. Pois tudo que se faz com amor, gosto e afinco na vida, dá certo. Gostou das dicas? Então pegue já o seu livro e comece a sua leitura! Lhe desejo uma boa viagem neste maravilhoso mundo de letras.


Nenhum comentário: